O número de executivos expatriados no Brasil cresce a cada dia. Segundo o Ministério do Trabalho, a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros aumenta quase 30% a cada ano. O crescimento se dá pelo fato de a economia brasileira ainda ser vista como promissora para diversas potências internacionais.
Ao trocar de país há uma série de mudanças que acontecem na vida do executivo e da sua família. Essas implicações podem ser simplificadas se tiverem a assessoria certa. Acontece que a maioria dos profissionais ainda não sabem como facilitar o processo e o que precisam para reestruturar a sua vida no Brasil.
Pensamos em algumas dicas e criamos um post-guia para essas pessoas, recém-chegadas em nosso país, que precisam de um suporte diferenciado. Confira.
Documentação ainda é a maior dificuldade para os executivos expatriados no Brasil
O cidadão brasileiro detém de diversos documentos e alguns deles precisam constar na lista de executivos expatriados no Brasil. O mais importante, talvez, é o RNE – Registro Nacional de Estrangeiro. Esse documento é equivalente ao R.G. utilizado por brasileiros nativos.
Além do RNE, o estrangeiro ainda precisa dar entrada na Carteira de Habilitação e no CPF, que permite a abertura de contas, retirar cartões de crédito, etc. Com a assessoria correta o prazo para validação de todos os documentos é de aproximadamente 6 meses.
Serviços essenciais
Os documentos são importantes, mas os executivos expatriados no Brasil também precisam de assessoria para serviços essenciais, como a abertura de contas bancárias, por exemplo. Esse serviço ainda é um pouco burocrático para nativos brasileiros. Quando se trata de estrangeiros, pode soar bastante complicado, mas não precisa ser.
Além de contas bancárias, ainda há outros serviços essenciais que podem ser considerados:
- Aquisição de plano de saúde empresarial ou individual;
- Cadastro para contas de celular (linhas pós-pagas);
- Serviço de transporte executivo de segurança;
- Serviço de segurança privada.
O tempo de aquisição de todos esses serviços e outros que façam parte das necessidades dos executivos expatriados no Brasil varia. Questões como a preparação de cada profissional e a assessoria buscada por ele ao chegar no país são fundamentais para facilitar essas implicações.
Adaptação sociocultural
Mesmo que você nunca tenha passado pela experiência de morar em outro país, sabe que os seus executivos expatriados no Brasil precisarão passar por desafios quanto a sociedade e a cultura daqui.
Adaptar-se à uma nova rotina, idioma, lar e costumes pede um acompanhamento bastante direcionado. Você pode contratar buscar por empresas especializadas em realocação de estrangeiros e aprender as melhores maneiras de lidar com situações conflitantes.
Por exemplo, sabemos que o Brasil ainda peca com a segurança pública. Contratar um serviço de segurança privada ou alugar carros de luxo blindados pode ser a saída para deixar o executivo mais confortável com o novo país.
Você atende executivos expatriados no Brasil? Então compartilhe nosso post com eles para que essas dicas facilitem todo o processo de realocação no país!
E se ficou alguma dúvida sobre o tema, deixe sua pergunta nos comentários!
Deixe um comentário