O que fazer em São Paulo

Independente de quantos dias você tem de folga em uma cidade, há lugares que não podem ser deixados de lado. Em São Paulo não seria diferente. A maior capital brasileira também é uma das cidades de maior influência de toda a América Latina. Por aqui há inúmeros pontos turísticos, voltados para todas as idades e gostos. Há parques, bares, museus, centros históricos e culturais, praças, além de um roteiro gastronômico único. Se você está pela capital paulistana, dá uma conferida nas quatro dicas do que fazer em São Paulo que separamos no post abaixo.

Faça um tour pelos museus da cidade

São Paulo tem alguns dos museus mais importantes do Brasil. São mais de 400 em toda a cidade e sabemos que não dá para visitar cada um deles – apesar de ser tentador, nós concordamos! -. No entanto, há aqueles que são indispensáveis para seu city tour em São paulo:

Museu do Futebol

Se nós somos o país do futebol, nada mais justo do que ter um museu inteiro dedicado ao esporte. Mesmo quem não é tão fã e estar por dentro do assunto, se rende ao Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Aqui você pode ouvir narrações que ficaram famosas, conhecer mais da história do futebol no mundo e aqui no Brasil e pode participar de pequenos campeonatos de brincadeira de pebolim, que são realizados com outros visitantes.

Museu da Arte Sacra

O MAS foi criado no início do século XX e conta com um acervo dedicado às obras religiosas do Brasil. Aqui você encontra quadros, móveis, escrituras, joias e tudo o que foi pertencido aos grandes religiosos do nosso país.

Museu da Língua Portuguesa

Esse é um dos mais importantes museus do nosso país. Ele foi atingido por um incêndio em 2015 e reabre em dezembro de 2019. Se você está programando sua viagem para essa época ou depois, vale a pena incluir esse passeio no seu city tour em São Paulo. Já para quem viaja antes desse período, o MLP realiza exposições itinerantes em toda a cidade. Aqui você encontrará um acervo incrível de obras e documentos da língua portuguesa. o MLP é o único, em todo o mundo, dedicado ao idioma.

Passeie pelo centro histórico de São Paulo

O centro histórico é um grande passeio para quem procura o que fazer em São Paulo de dia ou de noite. Aqui é o marco da fundação do município e conta com os principais prédios, de importância local e nacional. Os principais são:

Edifício Martinelli

Para quem é fã de arquitetura, esse será um passeio e tanto. O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha-céu do Brasil, construído em 1929. O prédio contém traços bem clássicos e vale a pena fazer uma visita rápida para admirá-lo. Basílica de São Bento
O Mosteiro de São Bento é de tirar o fôlego. Ele existe há mais de 400 anos e conta com peças decorativas que também são seculares. O mais charmoso das visitas aqui é que diariamente acontece uma missa com canto gregoriano, sendo um espetáculo a parte para quem está no local.

Pateo do Collegio

Foi aqui que praticamente tudo começou. O Pateo do Collegio foi construído em 1554, sendo o primeiro prédio de São Paulo. Era aqui que Padre Anchieta vivia e para onde trazia os índios que seriam catequizados. Além do prédio, há um museu que conta boa parte da história de São Paulo!

Catedral da Sé

Procurar o que fazer em São Paulo e não citar a Praça da Sé é praticamente impossível. A catedral é um dos cinco maiores templos religiosos do mundo e certamente será uma das construções mais incríveis que você vai conhecer na cidade. A igreja, que contém 92 metros de altura, é cercada de um jardim e praça que também são incríveis. As visitações ainda contemplam um tour pelos túmulos de alguns dos padres e religiosos mais importantes do Brasil, que estão enterrados aqui.

São Paulo tem bastante cultura

Os atrativos culturais de São Paulo também dão um roteiro muito bom. Há inúmeros locais dedicados à arte, música e teatro, que você também precisa conhecer. Entre os que merecem destaque:

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina entra naquela lista de locais mais importantes de São Paulo que você vai conhecer. Aqui há uma espécie de esplanada com 80 quilômetros quadrados, integrando economia, política, cultura e sociedade de todos os povos da América Latina. São duas praças interligadas por uma passarela e espaços para atividades ao ar livre, shows, exposições artísticas, apresentações de peças de teatro, apresentações de filmes, feiras artesanais e gastronômicas e manifestações culturais e populares que tenham a América Latina como temática principal.

Centro Cultural de São Paulo

Localizado no bairro da Liberdade, é perfeito para quem procura o que fazer em São Paulo relacionado com a cultura local. Gibitecas, discotecas e bibliotecas variadas foram o acervo deste espaço. Além de conferir esse material, você pode assistir apresentações culturais aos finais de semana.

Theatro Municipal

Além de ser uma atração cultural, o Theatro Municipal ainda tem importância histórica. Ele foi construído em 1911 e teve sua arquitetura toda inspirada na Ópera de Paris. Foi aqui que aconteceu a famosa Semana de Arte Moderna de 1922.

Conheça o Mercado Municipal de São Paulo

O mercadão é um dos passeios mais tradicionais para quem busca o que fazer em São Paulo. Esse é o principal mercado público da cidade e funciona aqui desde 1933. Há muita história para contar e muitos pratos saborosos para experimentar. O famoso pastel de feira com caldo de cana e o sanduíche de mortadela são paradas obrigatórias para o seu passeio.
O que você achou das nossas dicas sobre o que fazer em São Paulo? Não deixe de colocar todos os atrativos em sua lista. Se quiser mais dicas, deixe um comentário que conversaremos mais sobre esses e outro passeios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *